Dominio: emagreceremos.com
Chave: cfb6f03ed9e923cd100a6b32448bade8cfa2b8e9
Hora do cache: 1511069342
Vida do cache: 1511112542
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: 11f949492f58285810f1d0665e94de84ffab3706
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

A alimentação indicada para os diabéticos

 

diabetes 2

A alimentação indicada para os diabéticos é um assunto do qual posso falar com segurança e propriedade pois foi à partir do momento em que mudei meus hábitos alimentares, que me tornei uma pessoa mais saudável.

No final do ano de 2010, incomodado com os meus 104kg mal distribuídos num corpo de 1,74m, resolvi realizar uma bateria de exames para, como todo gordinho, poder me esbaldar sem riscos nas festas de fim de ano.

SURPRESA… taxa de glicose em absurdos 324mg/dl, quando o resultado normal estaria na faixa entre 70 a 110mg/dl.

De princípio me veio um sentimento de desalento por imaginar que ficaria privado dos pratos e guloseimas das festas natalinas (a cabeça do gordinho trabalhando novamente), mas depois de minha consulta com o endocrinologista (um cara novo, saudável, idéias e conceitos também novos), como num passe de mágica percebi que, aos 55 anos eu estava ganhando uma chance de me tornar uma pessoa de hábitos saudáveis com grandes chances de melhorar  minha qualidade de vida.

A descoberta da doença foi o pontapé inicial para implementar a tão badalada  reeducação alimentar. Hoje, com 59 anos e 24kg a menos (estou na faixa dos 80kg), muito mais feliz e disposto, posso com certeza, afirmar que valeu e continua valendo a pena a adoção de práticas salutares definitivamente incorporadas à minha vida.

Aliado aos medicamentos e exercícios físicos diários (faço 1/2hora de caminhada 5 vezes por semana) , há a exigência de uma dieta adequada, geralmente com restrição de açucar e que deve contemplar os nutrientes essenciais para o organismo. Para tanto existe uma gama de alimentos que podem e devem ser consumidos pelos diabéticos, pois além de ajudar no controle da glicose trazem incontáveis benefícios à saúde como um todo. Confira abaixo esses alimentos que chamo DO BEM:

ALIMENTOS DO BEM PARA DIABÉTICOS

 

abacateABACATE

Esta é uma fruta que traz consigo gorduras que são consideradas de boa qualidade porque previnem o acúmulo de colesterol no organismo, o que é essencial para a saúde, além de ser muito pobre em carboidratos, portanto excelente para quem tem diabetes.

 

 

 

acelga GACELGA

Quem está sempre lutando contra a balança no intuito de emagrecer com saúde, não pode prescindir do consumo deste vegetal, pois ele contém grande quantidade de fibras que nos dá a impressão de saciedade quando o ingerimos e para os diabéticos em particular, ela colabora na cicatrização, o que a torna essencial no cardápio diário.

 

 

 

aveia_16691_36253AVEIA

Alimento obrigatório em qualquer cardápio por tudo de bom que oferece e pela variedade de formas existentes para consumo (farinha, flocos, grãos, farelo). As fibras presentes na aveia são excelentes no controle da glicemia, o que a torna item do dia a dia dos diabéticos, além de possuir a betaglucana (fibra que dificulta a absorção de gordura pelo organismo).

 

 

 

Batata_doce1BATATA DOCE

Este é um alimento que traz uma bela combinação no sentido de manter estáveis os níveis de glicemia, pois é muito rico em fibras além de possuir baixo índice glicêmico o que faz com que a glicose seja liberada lentamente no organismo, essencial para os diabéticos.

 

 

 

BBatata-Yacon GATATA YACON

Rica em fibras e probióticos, a batata yacon é famosa na dieta dos diabéticos por ajudar no controle da doença. Isto porque o tubérculo é rico em um carboidrato chamado fruto-oligossacarídeo que é absorvido pelo organismo lentamente, liberando a glicose nas mesmas proporções.

 

 

 

berinjela GBERINJELA

Com compostos antioxidantes, como os flavonóides, a berinjela combate os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele e pelo desenvolvimento de câncer. O legume é ainda um grande aliado no controle da glicemia. As fibras solúveis presentes na berinjela possuem a capacidade de reduzir os níveis de colesterol e açucar no sangue, além de promover o bom funcionamento intestinal, atuando na limpeza do sistema digestivo.

 

 

 

canela GCANELA

A canela, usada largamente em receitas das mais variadas, traz muitos benefícios à saúde dos diabéticos porque atua tanto  no controle da glicemia como nos fatores de risco para doenças cardiovasculares associadas, além de acelerar o metabolismo por seu efeito termogênico o que auxilia nas dietas para emagrecimento.

 

 

 

chá-verde G

CHÁ  VERDE

A presença da catequina EGG, substância funcional que previne a retinopatia (complicação da diabetes que pode comprometer sériamente a visão) e a neuropatia diabética (que prejudica os nervos do corpo), faz do chá verde um grande aliado dos diabéticos, além do poder emagrecedor que o faz famoso e usual nas dietas alimentares.

 

 

 

farinha de banana verdeFARINHA DE BANANA VERDE

A farinha de banana verde possui um tipo de carboidrato (amido resistente) que é digerido apenas no intestino e  não no estômago, o que traz grandes benefícios à saúde como a melhora da imunidade, da digestão e ainda auxilia na manutenção dos índices glicêmicos, o que a torna uma aliada dos diabéticos.

 

 

 

farinha de maracujá

FARINHA DE MARACUJÁ

Por conter grande quantidade de fibras, a farinha ajuda a reduzir a absorção de glicose. Estudos utilizando a farinha da casca de maracujá indicaram o controle do diabetes, devido à sua ação hipoglicemiante e por ser rica em uma fibra chamada pectina.

 

 

 

 

frutas-vermelhasFRUTAS VERMELHAS

Além de sempre muito saborosas, as frutas vermelhas são ricas em protonantocianidinas, compostos antioxidantes que ajudam na circulação e diminuem os riscos de complicações do diabetes. Jaboticaba, amora, framboesa, mirtilo, morango e ameixa são algumas dessas frutas.

 

 

 

gengibre4GENGIBRE

Esse é uma alimento sempre presente à mesa de quem quer emagrecer, por seu efeito termogênico, porque eleva a temperatura corporal e por consequência acelera o metabolismo. Mas quem deve fazer uso constante do gengibre, são os diabéticos, pois ele possui substâncias antioxidantes que melhoram a circulação sanguínea, prevenindo os problemas circulatórios causados pela doença.

 

 

 

alimentos-integraisINTEGRAIS

Os alimentos integrais são, sem dúvida, uma escolha saudável para todas as pessoas, em particular para os diabéticos. O alto teor de fibras presente nestes alimentos promove uma absorção da glicose de forma mais lenta evitando os famosos picos de glicemia. Além disso, eles agregam diversos e importantes nutrientes para nosso organismo, previnem doenças cardiovasculares e a obesidade por aumentar a sensação de saciedade e contribuem para o bom funcionamento do intestino.

 

 

 

kiwiKIWI

Essa é uma fruta de sabor característico, bastante saborosa, que carrega uma  grande quantidade de vitamina C e E, responsáveis por manter a imunidade em alta e por combater os radicais livres evitando  o desenvolvimento de doenças cardiovasculares por seu efeito antioxidante. Não deve faltar na sua alimentação diária.

 

 

 

limaoLIMÃO

Por que os diabéticos têm que fazer uso diário do limão?? Porque além de saborosos, em suas várias formas de consumo, ele possui uma alta concentração de ácido nicotínico que proteje as artérias prevenindo problemas cardiovasculares, característicos dos diabéticos. Além disso, o limão possui uma substância presente em sua casca, chamada limoneno, que penetra nos tecidos e células do organismo e atacam as gorduras ali presentes.

 

 

 

linhaçaLINHAÇA

A linhaça é rica em fibras, auxiliando assim na redução do colesterol, no controle glicêmico e no bom funcionamento intestinal, além de proporcionar a sensação de saciedade, diminuindo o apetite. Possui ainda o ácido linolênico, substância essencial na formação de moléculas de hemoglobina, que ajuda a diminuir as taxas de colesterol e de glicose no sangue.

 

 

 

MAÇÃ-300x225MAÇÃ

Uma das frutas mais populares do cardápio, a maçã é recheada de benefícios porque possui quercetina, uma substância que dificulta o acúmulo de gordura nas artérias ao impedir a absorção de colesterol no organismo. A maçã ainda possui a pectina, uma fibra que auxilia no controle da glicemia.

 

 

 

oleaginosasOLEAGINOSAS

Mais um grande aliado dos diabéticos. As oleaginosas são uma porta fechada ao risco de se contrair o diabetes tipo 2 porque possuem baixo índice glicêmico, alto teor de fibras, magnésio e gorduras mono e poli-insaturadas.

 

 

 

peixePEIXES

A presença do ômega 3, uma gordura especialmente benéfica para a saúde, é o grande diferencial deste alimento que é apontado como responsável pela diminuição da glicemia em quem já é diabético e pela prevenção do diabetes tipo 2. Os peixes que têm maior concentração de ômega 3 são os que habitam as águas frias como o salmão, o arenque, o atum e a sardinha.

 

 

 

Soybeans and Pod

SOJA

Eis aí um alimento que possui uma imensa lista de benefícios para nossa saúde. A soja tem ação antioxidante além de atividade anticancerígena, pela presença de isoflavonas que reduzem a absorção de glicose e os níveis de LDL (o mau colesterol). Atua também, por meio de substâncias que ajudam a equilibrar a atividade do hormônio estrógeno, no alivio dos sintomas da menopausa.

Gostou! Compartilhe....curta...

    Gostou do artigo?

    Inscreva-se para receber dicas de saúde e emagrecimento.

    Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
    entre em contato com o suporte.