Dominio: emagreceremos.com
Chave: cfb6f03ed9e923cd100a6b32448bade8cfa2b8e9
Hora do cache: 1505917435
Vida do cache: 1505960635
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: 11f949492f58285810f1d0665e94de84ffab3706
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Alimentos que curam Diabetes Reeducação Alimentar

CHÁ DE CAMOMILA AJUDA A REDUZIR O DIABETES

chadecamomila2

O chá de camomila ajuda a reduzir o diabetes?  Será?  A camomila vem sendo utilizada há séculos (existem evidências de seu uso pelos romanos, gregos e egípcios) por conta de suas inúmeras propriedades medicinais, cosméticas e aromáticas.

Dela são extraídos óleos essenciais e extratos que são utilizados na fabricação de cosméticos, medicamentos, perfumes, balas, etc.

No entanto, recentemente, cientistas descobriram  que o chá da erva pode ser benéfico também no combate ao diabetes, diminuindo os índices de glicose e açúcar no sangue de pessoas com diabetes tipo 2. Os estudos foram realizados na Tabriz  University  of  Medical Sciences, do Irã, onde revelaram  que a ingestão de 3 xícaras de 150ml cada do chá de camomila são capazes de reduzir  os níveis de glicose no organismo dos diabéticos além de  aumentar sua capacidade antioxidante.

OUTROS BENEFÍCIOS DO CHÁ DE CAMOMILA

Seu benefício mais utilizado é o de calmante, já que alivia o estresse. Ele relaxa os nervos e em alguns casos, age como um sedativo.

Alivia, além do estresse, indisposições de saúde como gripes e cólicas menstruais.

Em compressas sobre os olhos, ajuda a tratar a conjuntivite.

Ajuda a tratar casos de diarreia e também age como protetor térmico da pele.

Possui tanino, uma substância que funciona como um cicatrizante natural.

O chá impulsiona o sistema imunológico e combate infecções.

Aumenta os níveis urinários de glicina, um aminoácido responsável por aliviar espasmos musculares – isso provavelmente relaxa o útero.

Tem ácido antêmico, essa substância oleosa e com tonalidade escura que é utilizada para tratar a má circulação, as inflamações gengivais e as incômodas dores de dente.

É fonte de apigenina, uma substância que pode bloquear o crescimento de células cancerosas, impedindo a sua propagação. Essa substância também ajuda as proteínas a corrigir anomalias no RNA (moléculas que transportam informação genética).

CONTRAINDICAÇÕES

Não são tantas as contraindicações ao uso do chá de camomila, mas dentre algumas, as principais são:

  • as gestantes não devem fazer uso do chá, pois ele pode vir a causar danos ao feto, podendo chegar até ao aborto;
  • pessoas que utilizam remédios para tratamento de trombose não devem tomá-lo porque ele aumenta o risco de hemorragia.

OUTROS ALIMENTOS QUE CONTROLAM E REDUZEM A GLICEMIA

Além dos chás, de maneira geral, e o de camomila em especial, existem mais uma gama de alimentos e produtos naturais que também podem ajudar os diabéticos, em sua luta diária, no sentido de reduzir seus níveis de glicose e açúcar no sangue. São eles:

AMÊNDOAS

amendoas

A amêndoa é uma opção fantástica para cuidar da saúde de quem tem diabetes porque ela é muito rica em gorduras consideradas BOAS – monoinsaturadas e poli-insaturadas, além de contar com grandes quantidades de magnésio (o magnésio é excretado junto à glicose nas crises de hiperglicemia). A orientação é consumir cerca de  quatro (04) unidades de amêndoas por dia.

 

 

AVEIA

aveia

É um alimento importantíssimo para o diabético tipo 2, pela quantidade muito grande de fibras solúveis que ela carrega. A aveia diminui a absorção de colesterol e ajuda demais na diminuição da velocidade da absorção da glicose pelo organismo, evitando assim os picos de glicemia. O consumo deste nutriente deve ser encorajado inclusive para as pessoas que não são portadoras de diabetes, pois as fibras ajudam a prevenir o aparecimento da doença. A orientação é consumir cerca de quatro (04) colheres de sopa por dia.

 

ABACATE

abacate

O abacate é um ótimo alimento porque, como a aveia, também é rico em gorduras monoinsaturadas e também em poli-insaturadas. Assim como as outras gorduras monoinsaturadas como nozes, castanhas e azeite de oliva, o abacate também auxilia na resistência à insulina e na prevenção de doenças cardiovasculares. Estudos constataram que este alimento ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom (HDL), o que é muito bom para os diabéticos , pois eles têm uma maior tendência ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares. A orientação é de ingerir quatro (04) colheres de sopa ao dia.

BATATA YACON

batatayacon1

O yacon é uma planta originária da Cordilheira dos Andes cujas folhas e tubérculos são consumidos na forma natural em diversos países da América Latina. Seu consumo é feito há milhares de anos pelos incas. O yacon , mais conhecido como batata yacon , ajuda no controle da glicemia em portadores de diabetes tipo 2 porque ela é rica em um carboidrato chamado FRUTOOLIGOSSACÁRICO, que age de forma semelhante às fibras no nosso organismo. Os carboidratos simples são rápidamente ingeridos pelo organismo, aumentando as taxas de glicose e insulina, enquanto que no caso do carboidrato da Yacon ocorre o contrário, ou seja, o corpo não consegue quebrar as moléculas deste carboidrato com tanta facilidade e por isso a absorção é mais lenta. A orientação é o consumo diário de uma batata pequena na salada.

FARINHAS FUNCIONAIS

farinhasfuncionais

As farinhas funcionais como a de coco, berinjela, amora e banana verde, são benéficas para os diabéticos e também para os não diabéticos porque previnem a doença. Isso se dá porque elas são muito ricas em fibras solúveis que irão evitar os picos glicêmicos e consequentemente a produção de insulina. Quanto mais picos glicêmicos e de insulina tiverem os diabéticos, pior é o seu quadro de saúde . Todas as farinhas podem ser ingeridas em sopas, sucos, em feijões e na alimentação em geral. Duas colheres das de sopa por dia é a recomendação, sem nunca se esquecer da ingestão de pelo menos 2 litros de água/dia.

 

LEGUMINOSAS

leguminosas

Nutricionalmente  são essenciais porque são altas fontes de proteínas, vitais para a manutenção geral de nossa saúde. Além disso, são absolutamente imprescindíveis na dieta dos portadores de diabetes tipo 2 porque são ricas em fibras, que irão ajudar a diminuir a velocidade com que a glicose é absorvida pelo organismo. Duas (02) porções de leguminosas por dia são suficientes e as mais indicadas e fáceis  de  se  encontrar  são: o feijão, a ervilha, o grão de bico e a lentilha.

 

 

LINHAÇA E CHIA

linhaçaechia

Esses dois grãos são muito ricos em fibras solúveis que estão relacionadas à prevenção e também são boas para quem já tem diabetes, porque como todos os alimentos ricos em fibras, vão evitar os picos de glicemia e produção de insulina, que são absolutamente maléficos para os diabéticos. Além disso, um outro benefício  que carregam estas sementinhas, é a presença de ômega 3, ácido graxo necessário para os diabéticos. Também até duas (02) colheres de sopa são suficientes na dieta diária.

 

PEIXES DE ÁGUAS PROFUNDAS E FRIAS

salmao

Os peixes com essas características, como o atum, a cavalinha, o salmão, a sardinha e outros, são muito ricos em ômega 3 que previnem o aparecimento do diabetes tipo 2 por diminuírem a concentração de glicose no organismo. Além disso, esse lipídeo aumenta os níveis de um hormônio chamado adiponectina que é benéfico em processos que afetam o metabolismo como a regulação do açúcar no sangue e processos inflamatórios. A dieta ideal seria a ingestão destes peixes pelo menos por 3 dias na semana.

 

DICA – independentemente da existência de várias fontes alimentícias que ajudam a controlar e até a reduzir os níveis glicêmicos do organismo, o que vale realmente e o que conta, é que o diabético pode levar uma vida absolutamente normal, desde que mude os hábitos alimentares adotando dietas saudáveis e  um programa de exercícios físicos regulares.

Gostou! Compartilhe....curta...

    Sobre o autor | Website

    Gostou do artigo?

    Inscreva-se para receber dicas de saúde e emagrecimento.

    Seja o primeiro a comentar!

    Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

    Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
    entre em contato com o suporte.