Dominio: emagreceremos.com
Chave: cfb6f03ed9e923cd100a6b32448bade8cfa2b8e9
Hora do cache: 1505917435
Vida do cache: 1505960635
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: 11f949492f58285810f1d0665e94de84ffab3706
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Alimentos que curam Diabetes Emagrecimento

EMAGRECER COM BERINJELA

berinjela emagrece

Emagrecer com berinjela, já é hoje um fato constatado sob todas as óticas. Emagrecimento, combate ao colesterol e outros benefícios são conhecidos por todos e avalizados por vários profissionais da área médica.

Sob o aspecto nutricional, o fruto da berinjela é considerado fonte de minerais e vitaminas. Em 100g de berinjela crua encontram-se quantidades consideráveis dos seguintes minerais: CÁLCIO / COBRE / FERRO / FÓSFORO / MAGNÉSIO / POTÁSSIO  e  ZINCO.

Encontramos também as vitaminas A (retinol),  B1 (tiamina), B2 (riboflavina) e       C (ácido ascórbico).  Além disso, a berinjela possui uma grande quantidade de água em sua composição (96,3%), essencial para manter nosso  corpo hidratado  e um significativo percentual de fibras que auxiliam o bom funcionamento do intestino e a formação do bolo fecal, o que faz dela um alimento com poucas calorias e consequente auxílio no controle do peso.

A UTILIDADE DOS SEUS NUTRIENTES

A berinjela é formada por uma série de nutrientes importantes para a manutenção de nossa saúde, dentre eles os fenóis que agem como antioxidantes. Eles possuem atividade anti-inflamatória, evitam o acúmulo de plaquetas sanguíneas e inibe a ação de radicais livres no organismo, protegendo moléculas de DNA e lipídios, atuando assim na prevenção de cânceres. Também são encontradas as antocianinas, proantocianinas e flavonóides que dão a cor arroxeada à sua casca. Essas substâncias inibem a produção de radicais livres e são antioxidantes, motivo pelo qual devemos consumi-la com a casca.

FUNÇÃO DOS NUTRIENTES NO NOSSO ORGANISMO

  • CÁLCIO – atua na formação dos ossos e dentes, é essencial para a vasoconstrição e vasodilatação, transmissão de impulsos nervosos, contração muscular e secreção de hormônios, além de interferir na absorção do fósforo pelo organismo.
  • COBRE – faz parte de várias enzimas e proteínas.
  • FÓSFORO – atua no crescimento e diferenciação celular, componentes dos ácidos nucleicos e das membranas plasmáticas e auxilia no equilíbrio ácido-básico.
  • MAGNÉSIO – atua em reações enzimáticas. Faz parte da constituição de ossos, dentes, membranas celulares e cromossomos.
  • POTÁSSIO – atua no equilíbrio eletrolítico do organismo, contração muscular, síntese de glicogênio, metabolismo proteico e de carboidratos e manutenção da diferença de potencial através das membranas celulares.
  • ZINCO – atua no crescimento e desenvolvimento do sistema imunológico, nas funções neurológicas, na síntese, liberação e ligação de diversos hormônios, na transmissão de impulsos nervosos e está diretamente relacionado à reprodução.
  • VITAMINA B1 (tiamina) – atua como coenzima em diversas reações enzimáticas e exerce importante função no metabolismo dos carboidratos e lipídios.
  • VITAMINA B2 (riboflavina) – atua em diversos processos metabólicos no organismo, na transformação de lipídios, proteínas e glicídeos.
  • VITAMINA C (ácido ascórbico) – entre outras funções, atua em reações químicas no organismo, sendo vital nos processos de oxirredução. Facilita a absorção do ferro, da glicose e de outros glicídios pelo organismo. Age no sistema nervoso e na síntese de neurotransmissores.

PROPRIEDADES MEDICINAIS DA BERINJELA

Em função de suas propriedades nutritivas e medicinais, a berinjela vem sendo cultuada por todos os povos que dela fazem uso. Trata-se de um típico alimento funcional, pois além de sua capacidade nutritiva, ainda auxilia no tratamento de doenças. Vejam mais alguns dos benefícios da berinjela:

  • reduz o LDL (o mau colesterol) devido à antocianina presente na casca.
  • regula e previne infecções intestinais
  • previne alguns tipos de cânceres
  • atua na prevenção de doenças cardiovasculares
  • previne infecções do trato urinário
  • diminui a pressão sanguínea por ser fonte abundante de alcaloides
  • regula e reduz a taxa de glicemia no sangue

Para alcançar todos os benefícios que a berinjela proporciona, consuma-a pelo menos por duas vezes na semana. Existem várias formas de preparo e com certeza alguma delas vai agradar ao seu paladar.

Aqui vão algumas receitinhas básicas para você incluir a berinjela em seu cardápio diário e usufruir de todos os seus benefícios:

SALADA DE MACARRÃO COM BERINJELAsaladaberinjela

Ingredientes : 1 pacote de penne rigatti / sal a gosto / 1/2 xícara de chá de azeite de oliva / 3 colheres de sopa de vinagre tinto

Molho : 3 berinjelas médias / 1 xícara de chá de azeite de oliva / 400g de peito de frango cozido desfiado / 2 dentes de alho amassados / 5 tomates maduros / 1/2 xícara de chá de manjericão / sal a gosto / pimenta do reino branca moída a gosto

Modo de preparo : cozinhe o macarrão em água e sal até ficar “al dente”; escorra, despeje numa vasilha e tempere com 1/2 xícara de azeite de oliva e vinagre tinto. Reserve.

Molho : corte a berinjela em pequenos cubos (com a casca) e reserve. Numa panela frite o alho amassado em 1 xícara de azeite de oliva. Misture então a berinjela em cubos e frite até que fique dourada, quando então voce misturará os 5 tomates picados sem sementes, o manjericão e o frango. Tempere com sal e pimenta do reino e deixe engrossar o molho. Misture tudo ao macarrão reservado e bom apetite.

PATÊ DE BERINJELA  patedeberinjela

Ingredientes : 3 berinjelas / 1 cebola picada / 2 dentes de alho / 2 colheres de sopa de azeite de oliva / 1 colher de sopa de aceto balsâmico / 2 colheres de sopa de cheiro-verde picado / 3 colheres de sopa de maionese (pode usar a light se preferir) / 4 colheres de sopa de azeitonas verdes picadas finamente / sal a gosto

Modo de preparo : corte as berinjelas em pequenos cubos e leve-as ao forno microondas durante 8 minutos em potência alta. Retire-as e verifique se estão cozidas (bem macias) e deixe esfriar. Depois de frias, junte no liquidificador as berinjelas, a cebola, o alho, o sal, o azeite e o aceto balsâmico. Bata tudo até formar uma pasta lisa e numa vasilha grande acrescente a maionese, o cheiro-verde e as azeitonas. Acompanha torradas ou pão sírio.

 

 

Gostou! Compartilhe....curta...

    Sobre o autor | Website

    Gostou do artigo?

    Inscreva-se para receber dicas de saúde e emagrecimento.

    Seja o primeiro a comentar!

    Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

    Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
    entre em contato com o suporte.